7 razões para a gordura estar de volta, sem fazer você engordar

Você lembra de aprender na escola que as pessoas realmente pensavam que a Terra era plana? Nossa percepção de comida – especialmente gorduras – também tem sido assim. Não, a terra não é plana!, e não, nem todas as gorduras são ruins para você. Na verdade, a maioria delas é bastante crucial para a nossa saúde.

Ácidos graxos essenciais (EFAs) são essenciais porque nossos corpos não podem fazê-los sozinhos. Precisamos obter todos eles – DHA, Ômega-3 e Ômega-6 – de alimentos como abacates, azeite de oliva e óleo de coco, chia, linho e sementes de cânhamo e nozes. E embora os peixes contenham EFAs, eles também podem conter altos níveis de toxinas, por isso é importante que tenhamos uma dieta bem equilibrada para obter EFAs de vários alimentos. Aqui estão apenas algumas razões:

Saúde Cerebral
Nossos cérebros têm mais de dois terços de gordura, e as membranas das células cerebrais são feitas de EFAs, que precisam funcionar adequadamente. EFAs são críticos para a capacidade cognitiva e ajudam no desenvolvimento cerebral crucial no útero.

Resposta imune
Dietas ricas em EFAs mostraram uma conexão com um risco reduzido para certos tipos de câncer e aumento da reatividade imunológica e resposta a gripes e resfriados comuns.

Barriga Magra
Comer Ômega-3 em cada refeição tem sido associado a uma porcentagem menor de gordura da barriga e a um peso corporal mais saudável. Excesso de gordura da barriga, em particular, tem sido associado ao diabetes, entre outras doenças.

Inflamação reduzida
A análise de 17 ensaios clínicos analisou os efeitos dos suplementos de ácidos graxos ômega-3 em pessoas com dor crônica causada por artrite, doença inflamatória intestinal ou menstruação dolorosa. Os resultados sugerem que os AGEs podem ajudar a aliviar a dor articular associada a essas condições.

Aumenta o humor
Estudos descobriram que pessoas que ingeriram ácidos graxos ômega-3, além de antidepressivos prescritos, tiveram uma melhora maior nos sintomas do que aquelas que tomaram apenas antidepressivos.

Cabelo Saudável e Pele
Em um estudo, pessoas com sensibilidade ao sol mostraram menos reação aos raios UV depois de tomar suplementos de óleo de peixe. Outro estudo mostrou que as pessoas com psoríase que tomaram EFAs com seus medicamentos de prescrição se saíram melhor do que aquelas que não tomaram.

Colesterol Equilibrado
Dietas ricas em AGEs saudáveis, como a Dieta Mediterrânea, estão ligadas a níveis mais altos de colesterol HDL (saudável) e níveis mais baixos de colesterol LDL (ruim).

Fonte: https://www.organicauthority.com/health/7-things-to-know-about-fatsdoes-fat-really-make-you-fat