Bebidas com alto valor agregado estão em alta

Basta uma caminhada no corredor de bebidas em qualquer mercado para perceber uma maior oferta de produtos com alto valor agregado (leites com elevado teor de proteína, leites zero lactose, bebidas vegetais e opções funcionais ricas em cálcio e vitaminas, por exemplo). Com os debates sobre saudabilidade em alta e o surgimento de variados perfis de consumo, as prateleiras foram inundadas com novas opções de produtos.

Como reflexo da rápida transformação no perfil de consumo do brasileiro, a expansão de categorias que até pouco tempo detinham participação limitada no mercado é perceptível. São o caso dos leites com mais proteína, que registraram crescimento de 350% entre 2015 e 2017, e bebidas vegetais, que no mesmo período tiveram expansão de 57%, segundo dados da Euromonitor sobre o mercado brasileiro.

Para explorar exemplos reais, levantamos casos ao redor do mundo que ilustram como a indústria de alimentos e bebidas tem se reinventado ao entregar ao consumidor produtos que aliam maior valor nutricional com redução de açúcar e de outros ingredientes considerados nocivos quando em excesso. Confira:

BRASIL

• Sucos Funcionais, Life Mix

Linha de sucos que contêm, além dos nutrientes das frutas, nutrientes que complementam a alimentação diária, como vitaminas C e D, ácido fólico, fibras e cálcio. As substâncias auxiliam no funcionamento do intestino e absorção de cálcio, além de fortificar a estrutura óssea e o sistema imunológico.

ARGENTINA

• Pura Frutta Jugo the Manzana Roja

Suco 100% que auxilia em funções relacionadas à memória, graças à presença de vitaminas A e B, fósforo e antioxidantes. A formulação também é livre da adição de químicos, açúcar e conservantes.

ESTADOS UNIDOS

• Green-Go Cacttus Water

Bebida refrescante e hidratante feita a partir de cacto nopal – fruto de sabor adocicado e rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro e cobre. Sem adição de açúcar e com uma pitada de limão para acentuar o sabor, a bebida apresenta baixíssimo nível calórico.

REINO UNIDO

• What a Melon

A equipe responsável pelo desenvolvimento do suco What A Melon buscava uma bebida saudável que não comprometesse a hidratação, o sabor ou outros benefícios funcionais da bebida. Cientes da presença de potássio, licopeno e o aminoácido citrulina na melancia, substâncias que ajudam na recuperação e resistência muscular, o time de desenvolvimento criou a bebida perfeita para consumo pós-treino ou como um refresco de verão.

ÁUSTRIA

• Headstart Focus

Com 23% de teor de fruta, a bebida oferece benefícios funcionais que contribuem para a funções neurológicas e para a redução da sensação de fadiga, sem a necessidade de adição de cafeína. É enriquecido com cálcio e vitaminas B6 e B3.

CHINA

• Suco Don Simon Premium com misturas de frutas e vegetais

Suco que une sabores tradicionais de frutas – como maçã, laranja e uva – com suco de cenoura para criar um produto composto 100% por suco e rico em vitamina C.