Cinco fatos sobre a vitamina D

Um resumo do que você precisa saber para reforçar sua saúde

Você decerto já ouviu falar muito sobre a tal vitamina D. E não sem motivo, já que ela é fundamental para o funcionamento saudável do nosso organismo.

A maneira mais fácil de conseguir vitamina D é gratuita: basta tomar sol. Cerca de 80% do estoque dela no corpo vem com a exposição solar. Apesar disso, pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros adultos têm deficiência de vitamina D – sim, mesmo estando em um país tropical e ensolarado! Afinal, por que ela é tão importante, quais os problemas que deficiência acarreta e como preveni-los? Veja só:

1)      A vitamina D é considerada um hormônio esteroide. Na prática, isso significa que ela atua no metabolismo do corpo e desempenha um papel muito importante para a saúde dos ossos e para a imunidade, entre outras.

2)      Entre os problemas à saúde que essa carência pode causar, estão fraturas, infecções, inflamações a até algumas alergias.

3)      Expor-se ao sol três vezes na semana por 20 minutos já é o bastante para ajudar na absorção, especialmente entre 10h e 16h, horário em que há presença de raios ultravioleta B. Mas lembre-se do filtro solar!

4)      Alimentos também são fonte de vitamina D e podem ajudar a manter os estoques abastecidos. Entre as fontes, estão ovos (principalmente a gema), peixes como atum, salmão e sardinha, leite de vaca e derivados, cogumelos (principalmente o Portobello).

5)      Ficar de olho na vitamina D é importante também para evitar diabetes. Um dos papeis dela é ajudar na secreção de insulina pelo pâncreas.

Lembrete: consultar-se com um médico regularmente é essencial para acompanhar sua saúde e obter as melhores recomendações, ok?