Quais são os nutrientes essenciais para a nossa vida?

Os nutrientes essenciais são compostos que o corpo não pode produzir ou não pode produzir em quantidade suficiente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, esses nutrientes devem ser provenientes de alimentos, e eles são vitais para a prevenção de doenças, crescimento e boa saúde.

Proteína

A proteína fornece os blocos de construção do corpo e não apenas para o músculo. Cada célula, do osso à pele, contém proteína.

16% do peso corporal de uma pessoa média é de proteína. A proteína é usada principalmente para o crescimento, saúde e manutenção do corpo.

Todos os seus hormônios, anticorpos e outras substâncias importantes são compostos de proteína. A proteína não é usada para abastecer o corpo a menos que seja necessário.

Enquanto carne, peixe e ovos são boas fontes de aminoácidos essenciais, você também pode obter proteínas de fontes vegetais como feijão, soja, nozes e alguns grãos. Exatamente quanto proteína você precisa diariamente depende de uma variedade de fatores, incluindo como você está ativo e sua idade.

Carboidrato

Não deixe a moda do low-carb enganar você. Carboidratos são necessários para um corpo saudável. Carboidratos alimentam seu corpo, especialmente o sistema nervoso central e o cérebro, e protegem contra doenças.

Antes de chegar ao pão branco ou massa, tenha em mente que o tipo de carboidrato que você come é importante. Alguns carboidratos são mais saudáveis do que outros. Opte por grãos integrais, feijões e vegetais ricos em fibras e frutas em vez de grãos refinados e produtos com adição de açúcar.

Gordura

As gorduras geralmente são mal vistas, porém, pesquisas recentes mostraram que gorduras saudáveis constituem uma parte importante de uma dieta saudável.

De acordo com a Harvard Medical School, a gordura sustenta muitas das funções do seu corpo, como a absorção de vitaminas e minerais, a coagulação do sangue, a construção de células e o movimento muscular.

Sim, a gordura é rica em calorias, mas essas calorias são uma importante fonte de energia para o seu corpo.

As gorduras insaturadas mais famosas são os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. As gorduras insaturadas são importantes para o seu corpo, pois fornecem ácidos graxos essenciais que seu corpo não pode produzir. Você pode encontrar essas gorduras saudáveis em nozes, sementes, peixes e óleos vegetais (como oliva, abacate e semente de linhaça). O óleo de coco fornece gorduras à base de plantas na forma de triglicerídeos de cadeia média que conferem benefícios para a saúde, como a utilização mais rápida por órgãos como controle de combustível e apetite.

Evite gorduras trans e limite a ingestão de gorduras saturadas de origem animal, como manteiga, queijo, carne vermelha e sorvete.