Os benefícios da super batata doce

Ela é a queridinha de quem treina e quer ganhar massa magra e é também um alimento curinga para quem quer emagrecer. Considerado um dos vegetais mais saudáveis e nutritivos, a batata doce oferece diversos benefícios para quem procura por hábitos alimentares mais saudáveis, independente do objetivo.

Com sabor adocicado e textura leve, a batata doce fornece as vitaminas A, B, C e K, além de conter betacaroteno, ômega 3 e fibras. As fibras são essenciais para quem quer ganhar massa muscular e também auxiliam no emagrecimento. Para o primeiro grupo, elas ajudam a reconstruir os músculos. Já para quem quer emagrecer, elas cumprem o papel de controlar o apetite, dando aquela sensação de saciedade, além de ajudar a queimar gorduras e manter a digestão mais saudável. Outro benefício das fibras é diminuir as taxas de colesterol.

A batata doce também é rica em potássio, que tem papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e nas funções nervosas – o mineral é essencial para quem pratica exercícios físicos. Aliado a isso, outro benefício é a propriedade anti-inflamatória do tubérculo, por meio das vitaminas C e B6, betacaroteno e manganês.

Carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce é absorvida lentamente pelo organismo e o benefício disso, além da sensação de saciedade, é melhorar, potencialmente, a regulação do açúcar no sangue – por isso, o vegetal também é um dos alimentos que não falta na dieta de quem sofre com diabetes.

A batata doce é, definitivamente, um dos super vegetais que temos à nossa disposição. Não deixe de inclui-la em seu cardápio, seja no café, no lanche, na salada ou em sopas. Ela é tão versátil que ela pode até substituir a batata comum para ser uma forma mais saudável da clássica batata frita.