Quatro atitudes que você pode tomar por um mundo melhor

O calendário está repleto de datas criadas para fomentar debates importantes para a nossa vida em sociedade neste planeta – Dia da Água, Dia da Árvore, Dia de Proteção às Florestas e, um dos mais angustiantes, o Dia de Sobrecarga da Terra, que aponta a data em que usamos mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar em um ano (em 2018, essa data foi 1º de agosto).

Alguns fatos que justificam a importância da reflexão:

  • O Brasil é campeão em desmatamento e está entre os cinco maiores geradores de efeito estufa
  • Cada pessoa no país produz mais de 1kg de lixo por dia
  • Cientistas do MIT estimam que mais de 50% dos oceanos terão mudado de cor até 2100, graças a mudanças climáticas

Sentiu o drama? O papo é sério!

Por isso, a ação de todos e cada um de nós importa. Confira quatro dicas para adotar hábitos mais sustentáveis no seu dia a dia, de forma simples e prática:

1) Alimentação sustentável

A maneira como nos alimentamos é uma das principais causas para a geração de resíduos domésticos – mas você pode ter cuidados simples em relação a isso:

A) Apoie a coleta seletiva

Temos pelo menos 1.227 municípios no país com coleta seletiva – seja com o modelo de entrega voluntária, isto é, quando cada um precisa levar seus resíduos até pontos de entrega, com coleta porta a porta, com cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou uma combinação de dois ou três modelos.

As opções são muitas! E todas elas precisam da sua ajuda para funcionar. Separe corretamente os resíduos orgânicos dos recicláveis. Você pode descobrir qual o local adequado mais perto da sua casa utilizando o site Rota da Reciclagem – é fácil!

B) Conheça o seu papel

Nesta série da Tetra Pak Brasil, você pode ver como acontece a reciclagem de uma embalagem cartonada – a famosa caixinha de leite e muitos outros alimentos. A reciclagem é uma cadeia que gera muitos empregos, novas possibilidades de negócios e produtos, mas ela só existe se você participa dela e separa seus resíduos recicláveis:

C) Que tal a compostagem?

Os resíduos orgânicos – também conhecidos como lixo úmido, como restos de alimentos e papeis sujos – também não precisam ser descartados de qualquer maneira. Você pode ter a sua própria composteira para absorver o impacto da sua produção de resíduos, sabia? Neste link, você aprende a fazer uma.

2) Transporte

Se possível, deixe o carro em casa e utilize outras maneiras de se locomover. Andar é ótimo para a sua saúde e não emite gases de efeito estufa! Bicicletas e patinetes são outra opção limpa. O transporte público também tem um impacto mais reduzido se comparado com o individual.

3) Água

Quando praticamos ações no “modo automático”, deixamos de prestar atenção a detalhes que podem ser importantes:

  • Junte a água da chuva para atividades que não requerem água potável, como lavar o carro ou o quintal
  • Feche a torneira ao escovar os dentes
  • Desligue o chuveiro ao se ensaboar
  • Use a água do cozimento de alimentos para regar plantas (haverá nutrientes nela!)
  • Prefira comprar produtos de empresas com práticas certificadas em sustentabilidade

4) Diálogo

Você dificilmente vai conseguir medir o impacto dessa atitude, mas ela é muito valiosa. Quem sabe quantas pessoas você consegue transformar a partir de uma conversa? Compartilhe boas ideias e práticas com os seus amigos e familiares, eduque as crianças, lidere pelo exemplo! Bons hábitos se disseminam como uma corrente do bem e você está a um bate-papo de fazer parte disso.

Quem se dispõe a tentar?

Lembre-se: é preciso perseverança para transformar um hábito antigo. Mas, se você acredita e realmente tem vontade, pode realizar a mudança, SIM!


Fontes:

Correio Braziliense | Padrões de consumo global devem mudar para que o planeta sobreviva

Cempre | Pesquisa Ciclosoft 2018

Folha de S. Paulo | Brasil produz mais lixo, mas não avança em coleta seletiva

Fonte: https://www.organicauthority.com/health/reasons-kale-is-the-new-beef-nutritious-sustainable