Vegetarianismo: alimentos para uma pele bonita

Você já se perguntou o quanto os alimentos podem afetar sua pele? Muito, na verdade – especialmente para pessoas que decidem adotar o vegetarianismo.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, os adeptos deste tipo de dieta não comem nenhum tipo de carne – seja ela vermelha ou branca. Porém, existem algumas vertentes do vegetarianismo, como:

  • Ovolactovegetarianismo: inclui ovos, leite e laticínios na sua dieta;
  • Lactovegetarianismo: inclui leite e laticínios na sua dieta;
  • Ovovegetarianismo: inclui ovos na sua dieta;
  • Vegetarianismo estrito: não inclui nenhum produto de origem animal na sua dieta.

O vegetarianismo provocou muita agitação nos últimos anos – antes restrito a pequenos grupos, este tipo de alimentação tem se tornado cada vez mais popular. Pesquisas recentes apontam que uma dieta baseada em vegetais traz grandes benefícios para a saúde – e também para a sua pele.

Veja a seguir quais alimentos podem, não só proporcionar mais saúde e bem-estar para seu corpo, mas também garantir uma pele mais bonita e radiante.

5 alimentos que ajudam a ter uma pele naturalmente bonita

1) Água

Beber água em quantidade suficiente (entre 1 a 2 litros) ao longo do dia ajuda a manter seu corpo hidratado internamente, o que, por sua vez, reflete diretamente na sua pele.

A água não só filtra as toxinas prejudiciais do seu organismo, mas também mantém as rugas longe por mais tempo e ainda deixam sua pele naturalmente brilhante.

A hidratação, assim como o consumo de alimentos ricos em fibras (como a granola) ajudam a manter seu intestino funcionando regularmente.

Mantenha uma garrafa de água à mão – você também pode complementar sua hidratação com sucos integrais, que trazem ainda os benefícios e vitaminas das frutas.

2) Limão e outras frutas cítricas

Os limões são ácidos e contêm poderosas propriedades de clareamento da pele: ele ajuda a minimizar os poros e a limpar o rosto, fazendo-a brilhar. Outras frutas cítricas, como laranjas, limas e tangerinas também são boas para sua pele.

Se você esfregar uma fatia fresca de limão sobre cicatrizes de acne e manchas escuras a cada noite antes de dormir, por uma semana, você notará resultados surpreendentes.

Mas lembre-se de limpar bem a pele ao acordar e caprichar no protetor solar, pois sob o sol ele pode surtir o efeito contrário e manchar o local.

3) Castanha do Pará e outros alimentos ricos em antioxidantes

Compostos antioxidantes podem ajudar a diminuir os efeitos da exposição ao sol e da poluição, protegendo a pele contra os radicais livres.

São estas moléculas que podem acelerar o aparecimento de sinais de envelhecimento: linhas finas, rugas e manchas de idade.

Por isso aposte em alimentos ricos em selênio (encontrado em oleaginosas como a castanha do Pará, no trigo, arroz integral, entre outros). Ele é um poderoso mineral antioxidante que ajuda a proteger a qualidade e a elasticidade da pele dos danos provocados pelos raios UV.

4) Carne vegetal e outros tipos de proteínas

As proteínas são necessárias para o reparo dos tecidos e para a construção de novos tecidos saudáveis.

As principais proteínas estruturais do cabelo, pele e unhas, como colágeno, elastina e queratina, contêm diferentes combinações de aminoácidos e algumas delas são essenciais, o que significa que elas precisam ser obtidas dentro de uma dieta – inclusive a baseada no vegetarianismo.

Ao comer uma variedade de grãos integrais, legumes, nozes, carnes vegetais, sementes e vegetais de folhas verdes, é possível atender suas necessidades diárias sem nenhum problema.

5) Abóbora e outros alimentos ricos em vitamina A e carotenóides

A vitamina A é capaz de retardar o volume de células da pele e aumentar a deposição de colágeno, retardando sua degradação normal e também da elastina – ambos associados ao envelhecimento da pele.

Além disso, também tem função antibactericida e podem acelerar a cicatrização de feridas, reparar a estrutura celular, melhorar a aparência de manchas escuras, pigmentação e reduzir episódios de acne, porque diminui os grânulos de melanina e a produção de sebo natural da pele.

Alimentos ricos em carotenoides, como os da lista a seguir, são convertidos em retinol (vitamina A ativa) no corpo e também têm efeitos antioxidantes nas células e na pele:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Couve e outros vegetais de folhas verdes escuras;
  • Batata-doce;
  • Damasco;
  • Manga;
  • Tomate;
  • Pêssego.
https://www.superbom.com.br/blog/vegetarianismo-alimentos-para-uma-pele-bonita/